Número total de visualizações de páginas

domingo, 22 de novembro de 2015

Qubes OS

Por estes dias a palavra de ordem é segurança e este meu artigo de opinião não podia fugir a este assunto tão delicado, por isso venho falar no sistema operativo Qubes OS, para alguns já conhecido é certo mas para a grande maioria dos mortais nunca ouviram falar deste sistema operativo.
Vou começar com uma pequena apresentação,  o Qubes é um sistema operativo orientado para a  segurança é gratuito e código aberto, isto significa que todos são livres para usar, copiar e modificar o software de qualquer maneira. Isso também significa que o código fonte está disponível para que outros possam contribuir e melhorar o que até aqui já foi feito. .


Mas afinal o que torna este sistema tão seguro, todas as aplicações são abertas numa numa máquina virtual (VM) por palavras mais simples o utilizador vai abrir por exemplo o seu email como se fosse em outra máquina só que dentro do Qubes que é a máquina física, pode parecer complicado mas não é, e todas as outras aplicações são abertas em máquinas diferentes mas virtualizadas o que faz com que o utilizador esteja seguro a um ataque cibernético.
Vou deixar aqui o site oficial para quem quiser experimentar: Qubes OS

Sem comentários:

Enviar um comentário